Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Barragem Hidrelétrica Belo Monte, Altamira, Brasil

Capacidade de resposta e solução integral a prova
A UHE Belo Monte após sua conclusão será a quarta maior hidrelétrica do mundo em capacidade de geração de energia, onde em seu pico de geração, será capaz de produzir 11.233 MW.

Descrição

Localizada no rio Xingu, o projeto só saiu após 36 anos de estudos e adaptações. A solução que a engenharia encontrou para aproveitar o relevo da região e alagar o mínimo possível foi separar o circuito de geração principal, chamado de sitio Belo Monte, do barramento do rio, chamado sitio Pimental. A ligação entre essas duas estruturas é feita através de um canal de derivação e um reservatório intermediário.

Para chegar na altura ideal, foram escavados 20 milhões de metros cúbicos de solo, em 91 metros de profundidade. Esse desnível é necessário para fazer a queda d’água em direção às turbinas que por sua vez, aproveitam a pressão para gerar energia. Na casa de força de Belo Monte, serão instaladas 18 turbinas Francis, com capacidade de gerar 600 megawatts cada uma.

Essa obra utiliza a mais alta tecnologia de cofragens e escoramentos que existe e isso proporciona o desenvolvimento da obra no prazo solicitado pelo cliente.

Solução ULMA

No sitio Pimental localizado a 40 km de Belo Monte, esta em construção uma barragem de 30 metros de altura composta por uma casa de força complementar, 6 turbinas bulbo e um vertedouro de 18 comportadas. O túnel de sucção que leva a água até a turbina possui um formato diferenciado. A entrada é circular e a saída é quadrada. Para este projeto em especial, foi utilizado o sistema MK da ULMA, especialmente desenvolvido para construções de alta capacidade de carga e com uma grande versatilidade de aplicações. O escoramento que se move por meio de trilhos garante agilidade e racionalização na execução, gerando economia de tempo e mão de obra. A cofragem é montada do lado de fora do túnel, e lançada com a ajuda de um guindaste no local de aplicação. Após o trabalho concluído, o guindaste retira a cofragem e a leva para ser utilizada em outro lugar.

Outras soluções proporcionadas pelo sistema MK que merecem destaque é na formação de torres para o escoramento de alta capacidade de carga para a estrutura do peito de pombo e também para o escoramento da estrutura do Stay Column.

A 3ª maior barargen hidrelétrica do mundo terá capacidade de produzir aproximadamente 11 mil megawatts de potência, o que significa que ela sozinha poderá abastecer 26 milhões de habitantes com perfil de consumo elevado como nas grandes captais brasileiras.

A ULMA Construction participa desta grande empreitada com o fornecimento de cofragens especiais, escoramentos e acessos para vencer os desafios do projeto e ajudar a garantir a produtividade da maior obra do Brasil. Os projetos foram desenvolvidos junto com o corpo técnico de engenharia, a fim de adequar as soluções as reais situações exigidas.