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Ponte Estaiada Metrô Linha 4, Rio de Janeiro, Brasil

A alta produtividade do sistema autotrepante ATR
Ponte estaiada de 250 metros de extensão que sairá da Pedra do Focinho do Cavalo e passará sobre a Lagoa da Tijuca, seguindo em direção a estação Jardim Oceânico do metrô do Rio de Janeiro.

Descrição

Entre as inúmeras obras previstas para as olimpíadas no Rio de Janeiro, está à construção da linha 4 do metrô, composta por 6 estações e atingindo aproximadamente 16 km de extensão. A linha ligará a Barra, na zona oeste, a Ipanema, na Zona Sul, e terá capacidade para transportar 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de 2.000 veículos no horário de pico.

Atualmente as obras da linha 4 avançam frentes simultâneas de trabalho, com diferentes métodos construtivos sendo adotados. Entre escavações em rochas, perfurações de túneis e os inúmeros desafios que uma obra desse porte possui, está à construção de uma ponte estaiada de 250 metros de extensão que sairá da Pedra do Focinho do Cavalo e passará sobre a Lagoa da Tijuca, seguindo em direção a estação Jardim Oceânico.

A ponte será suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, totalizando 5500 metros de estais, que serão fixados aos 2 pilares de 72 metros de altura.

Solução ULMA

Para a construção desses pilares, foi utilizado o Sistema ATR da ULMA Construction, um cofragem autotrepante para a construção de estruturas verticais que não utiliza grua para sua movimentação. É a primeira vez na América Latina, em que pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira.

O Sistema ATR é composto por consoles trepantes, cofragens e um sistema hidráulico que é responsável pela movimentação do conjunto em etapas sucessivas. Proporciona uma alta produtividade em relação aos sistemas trepantes convencionais e a segurança também é um ponto relevante do sistema já que pode trabalhar mesmo com ventos de 72 km/h, o que praticamente reduz a zero o tempo de parada na produção.

As diferentes inclinações dos 2 pilares, um lado com 25 graus e o outro com 21 graus, tornava a execução do sistema de cofragem muito mais complexa. Com o sistema convencional, a grande dificuldade seria movimentar a cofragem com grua a cada etapa. Já com o sistema autotrepante ATR, essa movimentação é única. Todas as faces das cofragens são movimentadas em uma única etapa, a cada 4 metros, sem depender da grua.

A ULMA Construction se preocupa em atender de maneira ágil, oferecendo soluções flexíveis e dando produtividade à obra.