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Ponte Laguna Panamby, São Paulo, Brasil

Sistemas completos para pontes
A Ponte Laguna faz parte do projeto da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada que vai investir na região da Av. Roberto Marinho algo em torno de 4 bilhões de reais.

Descrição

A Ponte Laguna faz parte do projeto da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada que vai investir na região da Av. Roberto Marinho algo em torno de 4 bilhões de reais. A ponte ligará o bairro do Brooklin à Rua Laguna, do outro lado da Marginal do Rio Pinheiros. Com 365 metros de extensão, terá três faixas de rolamento e custo aproximado de R$ 150 milhões.

Além das pistas para veículos, a Ponte Laguna terá uma ciclovia com acesso direto ao Parque Burle Marx. A faixa exclusiva para bicicletas será posicionada à direita e se interligará também com a ciclovia da CPTM. Uma passarela para pedestres completa o projeto.

É a maior Operação Urbana ora em curso da cidade de São Paulo, seja em termos de projeto e obra, em investimentos ou em número de famílias beneficiadas, melhorando consideravelmente o tráfego de veículos na zona sul de São Paulo.

Solução ULMA

O consórcio construtor, composto pelas empresas Construbase e S A Paulista, buscou na expertise de mais de 50 anos da ULMA Construction neste tipo de obra, o  fornecimento dos sistemas de cofragens e escoramentos.

Os blocos de fundação, de grande altura e comprimento, necessitavam de uma cofragem de alta capacidade de carga. Sendo assim, a Cofragem Modular ORMA, foi escolhida para betonagem, pois suporta as altas pressões de betão (até 80 kN/m²), além de ser pré-montada antes de sua aplicação, economizando tempo e mão de obra.

Devido ao grande fluxo de veículos da Marginal Pinheiros, e a impossibilidade de bloqueá-la, para solucionar o escoramento neste trecho, foram utilizados Perfis Especiais que passam por cima da pista expressa da Marginal, sentido Interlagos, e suportam a cofragem ENKOFORM para execução do fundo e muros do caixão da ponte, com excelente acabamento de betão visto. Nos demais trechos onde não havia fluxo de veículos, as torres de escoramento T-60 executaram com grande produtividade. O Cimbre BRIO resolveu o escoramento interno do caixão da ponte com seu sistema ligeiro e produtivo.

Outra dificuldade desta obra foi o acesso dos trabalhadores que não podiam cruzar as pistas da marginal. Para tal desafio foram projetadas passarelas que cruzavam a via feitas com Treliças MK, e os acessos à passarela com Escadas e Andaime BRIO que solucionaram com segurança os acessos as áreas da obra.

A obra em seu pico de execução utilizará aproximadamente 1000 toneladas de equipamentos, comprovando a capacidade de resposta da ULMA Construction em atender qualquer tipo de obra.