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Ponte New Ross, Irlanda

A mais longa ponte extradorsal do mundo
A ponte sobre o rio Barrow, é uma estrutura extradorsal de 887 metros que será a mais longa do mundo em sua categoria.

Descrição

A ponte sobre o rio Barrow, é uma estrutura extradorsal de 887 metros que será a mais longa do mundo em sua categoria. Essas tipologias de pontes são caracterizadas por ter suportes menos inclinados e, portanto, os pilares têm menor altura em comparação com as dimensões das baias da placa.

Solução ULMA

A ULMA forneceu um serviço completo, desde a proposta e projeto, até o fornecimento de material e fechamento da obra. Um dos aspectos-chave quando se trata de ser selecionado como fornecedor foi a solução integral e proposta técnica, bem como a capacidade logística de fornecer as toneladas de materiais necessários. A coordenação com o cliente e a contínua presença em obra permitiram uma resposta eficaz e rápida qualquer circunstância do projeto.

A ULMA realizou a seção transversal do tabuleiro dos encontros, os pilares e as aduelas 0.

O projeto consiste em 8 pilares de alturas variáveis de 12 m a 36 m. Com uma geometria retangular de 2 x 6 m / 3,4 x 6 m, e chanfros nos cantos e no meio da seção. A cabeça ou dintel é curva, com um raio de 18,8 m e largura de 8 m. Os pilares de seções retangulares e circulares foram executados com o sistema ENKOFORM V-100 apoiado em consoles trepantes CR-250. O conjunto trepante de 6 m de altura, possui dois níveis de plataformas de trabalho para betonagem e tarefas auxiliares.

As mesmas cofragems foram reutilizadas na execução dos 3 pilares de altura entre 16 e 27 m e seção variável.

A maior parte da ponte foi executada com escoramento em pórtico já que a complexidade geotécnica do solo inviabilizou o uso de outros sistemas. Esta solução proporcionou uma economia nas fundações.

O sistema MK foi utilizado nos vãos dos encontros para vencer vãos de 35 m, 45 m, 75 m e 95 m de comprimento. Sob o formato de treliças, torres de escoramento e cofragems, gerou uma economia em muitas aplicações.

As treliças, que têm 21 m de comprimento e escoramentos de até 36 m de altura, oferecem alta resistência e grande capacidade de carga para vencer grandes vãos entre apoios, sendo úteis em solos moles como nas margens do rio.

A aduela 0 dos pilares 4 e 5, de 21 m de largura e 12 m de comprimento foi executada com a cofragem ENKOFORM HMK e dois sistemas de escoramento. O sistema de cofragem foi dividido em 5 módulos. Um de 3,4 m sobre o pilar e apoiado com torres de escoramento T-60 de 23 m de altura e quatro módulos de 2,5 m apoiados em 8 Treliças e Torres de Escoramento MK. A conexão longitudinal do conjunto de cofragem foi realizada com perfil de 12 m.

A flexibilidade do sistema, melhora a produtividade da obra. A reutilização e rotatividade de material, assim como o fato de não ter que desmontar e montar as diferentes aplicações, reduziram a carga de trabalho e as exigências de segurança.