Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Viadutos Douro Litoral, Porto, Portugal

Demonstração de elevada capacidade técnica
Esta obra designada nasua fase de construção por Douro Litoral, Serve populações dos Distritos de Aveiro e Porto, abrangendo vários Concelhos.

Descrição

Esta obra designada nasua fase de construção por Douro Litoral, tem actualmente a designação de CREP ( Circular Regional Exterior do Porto). Serve populações dos Distritos de Aveiro e Porto, abrangendo vários Concelhos. A sua construção ocorreu entre os anos 2009 e 2010.

Salientamos a participação de ULMA na Ponte sobre o rio Douro e no Viaduto do Canedo. A Ponte sobre o rio Douro tem 730 metros de comprimentos e 45 metros de altura. A outra estrutura que evidenciamos das diversas estruturas onde ULMA interveio é o Viaduto do Canedo, tem um comprimento de 873 metros e a ULMA forneceu cofragem para realizar os 38 Pilares e os 19 Capiteis.

Solução ULMA

Aduela 0: Secção aligeirada tipo caixão, com largura de 19.235 metros, pendente transversal de 2.5%- Alturas varáveis entre os 7.5m e os 8.5m, conforme os pilares. As soluções preconizadas baearam-se na Consola G, Cimbre OC e Cofragem Enkoform. A betonagem realizou-se  em 3 fases.

Tabuleiro: Para o tabuleiro a solução preconizada foi com recurso à cofragem Enkoform. Quanto ao escoramento, utilizamos uma solução mista entre cimbre T500 e cimbre OC. Esta opção foi aplicada nos vãos extremos de cada encontro, em cerca de 24 metros mais 4 metros da aduela de fecho.

Pilares: Em forma de “I” , e com alturas que na excederam os 40 metros, foi solucionado com o sistema de cofragem Enkoform e Consolas 2000. Alturas de betonagem com 4.5m.

Capiteis: A secção transversal do capitel é rectangular de 2,40 m de base, tem 12,50 m de largura e uma altura máxima de 3,40 m. A solução adoptada é constituída pelo sistema de cofragem “ENKOFORM H-120” e o sistema de apoio H-33.