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Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa

2016-11-25
Sendo inequívoco o interesse da ULMA Portugal em participar na realização de obras de destacado relevo técnico e arquitetónico, é com total empenho e dedicação que abraçamos mais este projeto que se reveste deelevada exigência e compromisso.

Regozijamo-nos por isso em poder integrar neste complexo de elevado interesse, designado por Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Trata-se de uma edificação vocacionada para garantir a receção e prestar serviços aos passageiros desembarcados dos Navios Cruzeiro.

A ULMA Portugal colabora nesta obra com o compromisso de desenvolversoluções técnicas adaptáveis para a execução das cofragensverticais e horizontais da obra. Todas as soluções foram desenvolvidas recorrendo ao portfólio de equipamento standard.

 Equipamento ORMA – Pilares Muros e Núcleos

Para a execução dos elementos verticais taiscomo, pilares, muros e núcleos, foi selecionado o sistema de cofragem do modelo ORMA. Este sistema é constituído por uma estrutura metálica forrada com contraplacado, superfície que permanece em contacto com o betão, sendo responsável pelo acabamento do mesmo. Com uma gama diversificada de painéis e compatibilizando as diferentes dimensões permite-nos encontrar soluções para quase todos os elementos a executar em obra.

 Equipamento CC-4 e ENKOFLEX – Escoramento Prumos Extensíveis

Esta obra é constituída por lajes com diversas características técnicas, existindo lajes fungiformes aligeiradas com blocos perdidos, lajes fungiformes maciças com betão à vista e com estereotomia. O sistema eleito para ultrapassar as diversas exigências das lajes foi o sistema de cofragem CC-4, devido às suas notáveis característicasdeversatilidade, leveza, rendimento e qualidade de acabamento.

A Cofragem CC-4 é basicamente constituída por quatro peças (Cabeçal de caída; VP – Viga Principal; Transversal TE e Painel CC) fabricados integralmente em alumínio

O sistema CC-4 tem como uma das suas principais características a versatilidade, pelo facto de permitir adicionar peças ao sistema e alterar a sua funcionalidade.

Para superar os diversos pés direitos existentes em obra, recorreu-se à utilização de vários tipos de Prumos Extensíveis, compatíveis com a cofragem CC-4. Nos pés direitos de 2.70 m foram utilizados os Prumos Europeus EP C+D 30 e nos pés direitos de 5.70 foram eleitos os prumos ALUPROP elemento integralmente em Alumínio.

Cimbre OC, conforme mencionado anteriormente as lajes de cobertura têm várias inclinações com pendentes assinaláveis. Para superar estas dificuldades recorremos a um modelo de cimbre que nos garantisse uma solução compatível com as necessidades. O facto do Cimbre OC possuir postes de regulação de 1.20 m foi o garante da solução.