Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ponte Comuneros II : A ULMA presente em obras estratégicas no Peru

2023-04-26
A ponte localizada na região de Junín, no Peru, é uma obra que gera grande expectativa na população, uma vez que vai descongestionar o tráfego de veículos numa área caracterizada pelas poucas estradas que cruzam o rio Mantaro.

Trata-se de uma ponte estirada de 724 metros que ligará os distritos de Huamancaca Chico e Huancayo, e beneficiará mais de 328 mil pessoas no Vale do Mantaro.

A ULMA tem oferecido soluções de cofragem e escoramento para a construção desta infraestrutura que é composta por estribos, pilares e postes. A super estrutura da ponte é composta por um tabuleiro misto de betão e aço, 11 vãos e uma área estirada de 140 m de comprimento e 18,50 m de largura.

Na fundação das estacas, foram utilizadas cofragem modular leve COMAIN e escoras EP, cimentadas numa área de mais de 100 m². As paredes do primeiro nível das estacas foram feitas com cofragem modular leve LGW, para cobrir duas faces de altura, a 5,5 m e cimentado numa única etapa. As colunas das estacas nos níveis superiores foram executadas com o sistema LGW e consolas trepantes BMK, em ambos os lados da parede. Os postes de 51 metros de altura foram feitos com os mesmos sistemas. 

cimbra BRIO foi utilizada como suporte de viga nas estacas, chegando a alcançar uma altura de 8,5 m. O fundo e as laterais da viga foram feitos com cofragem de LGW. 

A treliça de carga pesada MK juntamente com quatro consolas de carga pesada foi utilizada como suporte de viga transversal que une os postes. 

Para a construção do tabuleiro foi necessária a cimbra de grande carga MK. No total foram utilizadas seis torres MK, de 15 m de altura, por cada vão de 62 m..

A ULMA Construction Peru participa ativamente dos maiores e mais emblemáticos projetos do país, graças ao grande stock e à capacidade de resposta técnica e logística, que procuram segurança, produtividade e rentabilidade em cada projeto.