Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Produtividade através do desenvolvimento e implementação da metodologia BIM

2019-12-07
O modelo BIM necessita de uma mudança cultural e relacional no mercado da construção civil, que integre todos os participantes de uma obra em um único planejamento, desde o início até o final.

O BIM consiste na geração e gestão organizada das informações de um edifício ou infraestrutura ao longo do seu ciclo de vida. Todas as partes envolvidas na obra podem acessar a informação associada e atualizada em tempo real, para consulta ou contribuição, já que os dados do modelo 3D são gerenciados em ambientes compartilhados.

Um plano de execução BIM inclui a descrição geral de cada obras, papéis e responsabilidades que permitem um planejamento, gestão e acompanhamento muito mais real junto ao cliente, contando com a rastreabilidade de mudanças ou validação de ambas as partes, rentabilizando ao máximo os recursos, administrando de maneira mais o tempo e conseguindo um aumento considerável da produtividade em obra. Em total sintonia com o modelo de gestão da produção ajustada, o “lean manufacturing”, filosofia que proporciona benefícios como a conquista do máximo valor possível com menos consumo de recursos, identificar processos de sucesso para padronização e automatização, reduzindo prazos e custos, além de favorecer a melhora contínua e a eficiência do trabalho produtivo.

A ULMA avança no desenvolvimento e implementação da metodologia BIM, estendendo e aumentando seu alcance a um escopo e variedade cada vez maior de países e obras. Embora seja verdade que os tempos de implementação são marcados pelo próprio mercado e, inicialmente, essa metodologia foi utilizada principalmente em alguns países e no desenvolvimento de projetos mais complexos, de grande demanda técnica e logística, onde é essencial a boa compreensão e trabalho em equipe entre os diferentes agentes envolvidos de maneira coordenada.

A obra de Retrofit / Reforma do edifício Ágora de la Ciudad de las Ciencias y las Artes de Valencia, o Centro Comercial Prado localizado no Estadio Velodrome de Marsella, a Torre Caleido de Madrid, a Torre Skyliner de Varsóvia e a Torre Lola de México, são algumas dessas obras. Em todos eles, a metodologia BIM facilitou a interação entre os diferentes envolvidos, compartilhando informações de forma transparente, caminhando todas as partes na mesma direção e estabelecendo relacionamentos duradouros com seus clientes e colaboradores a partir da confiança e proximidade.

Atendendo a sua orientação ao cliente e com o objetivo de facilitar aos profissionais do setor de construção o trabalho no ambiente BIM, a ULMA desenvolveu vários utilitários e automatizações específicas que incluirá o download gratuito de uma biblioteca de sistemas de cofragens, escoramentos e andaimes ULMA, que permite sua integração no modelo virtual com base no software Revit®. Essa nova funcionalidade completará o espaço dedicado ao serviço no site da ULMA e será enriquecida por adições de novos produtos.