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A versatilidade das cofragens ULMA foram chave no viaduto Antzuola

2020-01-31
O viaduto de Antzuola é uma das diversas estruturas que compõem o corredor de alta velocidade no País Basco, na Espanha. A complexidade do projeto devido à orografia do local e os prazos apertados de execução exigiam tecnologia de produto, capacidade de resposta e fornecimento de equipamentos de acordo com as necessidades do cliente.

Tendo em vista a impossibilidade de usar uma forma auto lançável na execução do tabuleiro com 495 m e canto variável, a proposta da equipe de engenharia foi usar um sistema de cofragem em pórtico com treliças H-33, torres de alta capacidade de carga T-500 e a cofragem ENKOFORM H-120. Esses produtos têm um alto desempenho (necessário) no suporte de grandes cargas em alturas superiores a 30 m e com vãos máximos de 70 m entre os pilares. 

As soluções foram projetadas para reutilizar os sistemas em cada um dos trechos, embora os vãos não tivessem o mesmo comprimento. Dessa forma, foi possível executar todo o projeto com o mesmo material do início ao fim: 2400 toneladas de torres de escoramento, cofragens e treliças. O betão modular dos sistemas permite adequar às diferentes dimensões necessárias.

O processo de descofrado foi otimizado ao máximo, com um sistema de guincho elétrico desenvolvido para extrair o material. Esse método proporciona maior segurança e agilidade ao serviços, além de economizar tempo, mão de obra e equipamentos auxiliares.

A solução das vigas de passagem no pilar proporcionou uma economia nas torres T-500, pois não foi necessário usá-las nas áreas adjacentes dos pilares.

Por se tratar de uma região logística de importância e de orografia complexa, foi montado um pórtico de proteção com andaimes BRIO. Além disso, para evitar o fechamento do tráfego de uma estrada tão movimentada e proteger contra a queda de objetos, o pórtico foi projetado de modo a funcionar como um suporte para os paineis no processo de descofrado.