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A ponte sobre la Bahía de Cádiz

2015-01-16
A complexidade técnica deste projeto quanto a dimensões, soluções e quantidade de material, coloraram a tona a capacidade da ULMA de enfrentar qualquer objetivo.

A ponte sobre a Bahía de Cádiz, conhecida popularmente como “Puente de la Pepa”, será a maior da Espanha e uma das maiores do mundo, com 3.082 m de comprimento e largura do tabuleiro variável entre 31 e 33 m. Também se tornará em uma das pontes mais altas da Europa com uma altura de 69 m que permitirá a navegação de barcos de grande porte.

A ULMA executou vários trechos correspondentes a 1.079 m de tabuleiro com: ima seção de grandes dimensões, geometria interna complexa e um exterior em formato de trapézio, com lados paralelos de 10 e 30 m e altura variável entre 2 e 3 m.

Solução trecho a trecho

O primeiro trecho de 380 m, próximo ao encontro, contém 9 pilares com vãos de 40 m. A execução foi efetuada em 10 fases, cada uma de aproximadamente 40 m. A fase tipo representava ¾ partes de um vão, mais ¼ do seguinte que ficava em balanço desta forma. Com uma seção constante do tabuleiro de 2 m, a betonagem foi realizada de uma só vez. Para este trecho, foi projetado um sistema de escoramento conjugado que oferece todas as garantias de robustez, segurança e flexibilidade, em conjunto com a cofragem para pontes ENKOFORM H-120.

No segundo trecho, de 79,5 m de comprimento e apoiado sobre dois pilares de 12 m de altura, foi utilizado o mesmo sistema de apoio do primeiro trecho. Neste caso, por se tratar de um trecho de transição, a seção é variável de 2 a 3 m de altura, sendo assim o tabuleiro foi executado em várias etapas.

Nestes dois trechos a cofragem de fundo possuía inclinação variável, sendo assim os paineis foram desenvolvidos em três partes articuladas. Desta maneira foi possível realizar todo o trecho sem ter que retocar a geometria em cada fase.

O terceiro trecho de 619 m, contem 9 vãos com comprimentos entre os 62 e 75 m entre pilares e uma altura máxima de 40 m. Com o objetivo de melhorar os rendimentos, este trecho foi executado combinando dois sistemas construtivos: o núcleo central através de Cimbre em pórtico com torres de grande carga T-500, Treliças H-33 e ENKOFORM H-120 enquanto as abas, de 10 m cada lado, foi utilizado um carro de grandes dimensões. Com 48 m de largura, 25 m de altura e 16 m de comprimento foram executadas 42 fases de 15 m de comprimento em cada uma. O ciclo de betonagem foi de duas por semana.