Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Cofragem de tabuleiro de ponte ENKOFORM H-120

Cofragem de vigas muito versátil para as diversas estruturas horizontais de betão. Perfeito ajuste da forma as seções das pontes e viadutos.
Cofragem de vigas muito versátil para as diversas estruturas horizontais de betão. Perfeito ajuste da forma as seções das pontes e viadutos.

O sistema de cofragem ENKOFORM H-120permite a adaptação a diversas geometrias de obras no âmbito das obras públicas de engenharia e outras com base eme elementos standard. Serve de base para dar forma ás diferentes geometrias que se apresentam nesta tipologia de obras como pontes, passagens superiores e inferiores ou outras situações similares onde se necessite um sistema de fácil adaptação.

As aplicações de cofragem horizontal tipo ENKOFORM H-120 são:

  • Pontes, viadutos e passagens superiores
  • Geometrias com espessura constante ou variável
  • Lajes de elevadas espessuras
  • Passagens inferiores
  • Pontes empurrados

Principales componentes del sistema:

Vigas HM

Consistem num perfil laminado IPN-100 ao qual se adiciona longitudinalmente na parte superior, um perfil de madeira aparafusado ao perfil IPN. Desta forma consegue-se um elemento com todas as características de resistência do aço e que serve de suporte directo ao painel de cofragem, que se aparafusa ou prega ao perfil de madeira da viga.

As vigas são colocadas paralelamente e separadas aproximadamente por 40 cm formando painéis com, pelo menos, 2 perfis DU-120 dispostas ortogonalmente às vigas HM. Por cada viga, no seu banzo inferior, são colocados anéis que formam, em conjunto com as cunhas, o sistema de união com os perfis DU-120 e permitem obter um conjunto rígido.

As vigas HM podem unir-se entre si longitudinalmente, pois possuem nos seus extremos placas soldadas com 4 furos para tal efeito. Esta união é realizada através de simples parafusos M12 e permite formar vigas compostas com o comprimento necessário.

Riostra RU

A riostra RU está formada por dois UPN-120 com as almas paralelas e os banzos direccionados para o exterior. As UPN estão unidas através de casquilhos separadores, estando separadas a 49 mm. Longitudinalmente possuem furos que proporcionam maior versatilidade no momento da montagem e desenho. Desta forma é facilitada a colocação de elementos, como tensores, na posição óptima.

Estes perfis permitem constituir treliças utilizando perfis tubulares como montantes e diagonais, encaixados entre os perfis UPN e unidos por cavilhas, por outro lado, entre os UPN existe o espaço suficiente para o encaixe barras de alta resistência para diversos fins.

As vigas HM unem-se perfeitamente aos perfis DU-120 através do sistema original e patenteado da Ulma de anéis e cunhas. Os anéis, de aço forjado, fazem parte da viga HM e abraçam o banzo inferior desta.

As cunhas são colocadas ajustando-se à face interior do banzo dos perfis DU-120, utilizando para esse efeito um martelo.

Cada viga HM está fixa a um mínimo de duas riostras através de quatro cunhas, conseguindo-se desta forma um conjunto muito rígido e que permite a movimentação dos painéis com a grua.

Tensores Tr-45

Estes tensores consistem num corpo central de tubo circular D-70x4 com duas porcas nos extremos, nas quais são encaixados veios com rosca trapezoidal de 45 mm. Estes veios têm nos extremos uns furos para o encaixe, com cavilhas, aos perfis DU-120. 

  • Montagem rápida e segura
  • Todos os encaixes bloqueados na montagem. Possibilitando o seu transporte com grúa.