Carro MK para a construção do túnel de Ollachea, em Puno
As intervenções centraram-se em 3 zonas de trabalho:
TÚNEL PRINCIPAL: de 774 m de comprimento, secção variável e um declive longitudinal de 3,4 %. Para este trecho conceberam-se 3 carros MK para túneis em mina de 8 m de comprimento e betonagem, uma largura variável de 12,9 m a 13,5 m e uma altura de abóbada de 8,4 m a 10,15 m. Ao existir uma mudança da secção típica, com uma ampliação gradual de até 60 cm, dois dos carros foram adaptados a cada uma das transições. O ciclo de betonagem foi de 4 dias. O andaime BRIO em forma de carro foi utilizado nos trabalhos de acabamento, adequando-o às diferentes dimensões do túnel.
BAÍA DE ALARGAMENTO: com 105 m de comprimento, 2 secções e 4 transições e um declive longitudinal de 3,4 %. O túnel foi executado em duas etapas: primeiro, os suportes curvos de 5,10 m de altura com panos máximos de 10 m de comprimento, apoiados em Treliças SMK; depois, as zonas de transição com torres e treliças MK e na área constante, um carro de túnel MK de 5 m de comprimento de betonagem.
GALERIA DE EMERGÊNCIA: de 85 m de comprimento, secção típica e um declive longitudinal de 6,5 %. Neste caso, empregaram-se dois carros MK de 3 m de comprimento, 4,15 m de largura e 5,15 m de altura. Os carros foram trasladados de posição cada 3 dias.
Solução ULMA:
- Carros MK para Túnel em Mina
- Comprimento do carro: 8 m - 10 m
- Declive: 3,4 % - 6,5 %
- Altura: 8,4 m - 10,15 m
- Ciclo: 4 dias