Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Evoluímos para ser mais competitivos, para continuar a merecer a sua confiança

2024-01-30
Iñaki Irizar, Diretor Técnico de I + D: “A digitalização é uma realidade adquirida de maneira natural pelos diferentes departamentos da ULMA e faz parte do desenvolvimento do negócio”.

Promove a rentabilidade, a produtividade e a eficiência dos processos, mediante a otimização da atribuição dos recursos e uma maior adaptabilidade às necessidades. Conheçamos o impacto da digitalização no desenvolvimento de diferentes aplicações e serviços concebidos para melhorar a eficiência e o serviço ao cliente.

Qual é o cenário digital atual na ULMA?

O desenvolvimento e a implantação de ferramentas digitais é um processo contínuo em toda a organização, assim como a estandardização dos processos e formas de proceder. A integração das diferentes ferramentas num único entorno de trabalho proporciona-nos uma maior eficiência, automação e qualidade na realização de projetos e, consequentemente, permite-nos melhorar o nosso serviço ao cliente.

Em que consiste esta implementação?

Basicamente, consiste em desenvolver e dotar a organização de ferramentas corporativas para otimizar e estandardizar a realização de projetos.

Trabalhamos os projetos de engenharia num entorno BIM (Building Information Modelling), integrando os nossos próprios configuradores de sistemas de cofragem e de andaimes. Também utilizamos ferramentas que proporcionam uma grande precisão, como o scaneamento laser, que nos permite obter uma réplica digital exata do edifício ou da estrutura. Posteriormente elaboramos um modelo 3D, que possibilita a realização de um estudo de aplicação dos andaimes mais eficaz. Assim, além de otimizar o tempo dedicado à medição e realização do projeto, conseguimos melhorar a organização logística e o cálculo do fornecimento dos materiais necessários à obra, o que nos permite reduzir os custos e nos proporciona uma maior produtividade.

Que passos se estão a dar para avançar neste processo de estandardização e implementação?

Atribuímos uma grande importância à formação de todas as pessoas da organização, tanto na utilização destas ferramentas como na adaptação do seu trabalho ao entorno 3D e BIM. Por isso concebemos e proporcionamos de forma continuada diferentes sessões de e-learning, dirigidas a todas as equipas envolvidas neste processo de implementação digital.

Que vantagens oferece a integração das ferramentas digitais?

A integração destas ferramentas digitais introduz melhoras substanciais na gestão e coordenação dos diferentes âmbitos técnicos, logísticos e comerciais. Além disso, a integração destas ferramentas com o nosso ERP permite-nos dispor de informação necessária e atualizada em todo o momento em cada âmbito de trabalho da organização. Processos como a realização de ofertas e estudos técnicos, o planeamento da demanda ou o fornecimento de materiais ao cliente estão interconectados e compartilham a mesma informação atualizada.

Tudo isto se resume no nosso objetivo principal, o de oferecer um serviço mais eficiente e de qualidade ao cliente.

Que outros serviços digitais proporcionamos ao cliente?

Continuamos a adaptar e a desenvolver algumas das nossas ferramentas técnicas e comerciais para o seu uso externo, tendo em consideração os nossos os clientes como usuários, para que a sua utilização seja simples, prática e intuitiva. Em breve, acrescentaremos novos serviços num novo espaço de design pensado para eles, denominado Studio Suite, onde além do nosso entorno de modelagem 3D-BIM incorporaremos os nossos configuradores automáticos de andaimes e cofragens, para produzir soluções otimizadas e seguras.