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Engenharia colaborativa ao serviço da reparação da ponte sobre o rio Zêzere

2025-05-13
No cenário natural da albufeira de Castelo de Bode, a ponte de Pombeira ergue-se a 100 metros acima do leito do rio Zêzere, ligando os municípios portugueses de Ferreira do Zêzere e Vila de Rei.

Com 385 metros de comprimento, um arco central de 224 metros e vãos que oscilam entre 14 e 21 metros, esta infraestrutura desempenha um papel fundamental na conectividade da região. A recente intervenção de reparação e reforço estrutural, liderada pela VSL e com a participação da ULMA Construction, destaca-se como um exemplo de trabalho em equipa.

Os trabalhos realizados na ponte incluíram o reforço através do tensionamento de novos cabos pré-tensionados, bem como a substituição e reparação dos apoios.

Desde as primeiras fases do projeto, a ULMA colaborou com a VSL para estudar a viabilidade de uma solução que garantisse o acesso total à parte inferior do tabuleiro, requisito indispensável para a correta execução dos trabalhos de reforço e reparação. O planeamento antecipado permitiu desenvolver uma proposta técnica adaptada às características geométricas da ponte e às exigentes condições do local, sem afetar o tráfego.

A solução desenvolvida pela ULMA consistiu numa plataforma de trabalho contínua, composta por Andaime Multidirecional BRIO em balanço e suspenso a partir do tabuleiro e do arco da ponte. Esta plataforma, com 12 metros de largura e distribuída por 19 vãos de aproximadamente 20 metros de comprimento, proporcionou acesso total a todas as zonas de intervenção sem interromper a circulação. Além disso, a ULMA projetou e forneceu soluções de cofragem específicas para a execução de vigas carlinga e estruturas de betão associadas ao reforço da ponte.

Durante o desenvolvimento da aplicação, foram considerados fatores determinantes, como a forte exposição ao vento, devido à localização elevada sobre o rio, e a capacidade de carga limitada do tabuleiro, o que condicionou a disposição dos ancoramentos para a suspensão do sistema de andaimes. A flexibilidade do andaime BRIO permitiu adaptar-se às complexidades da infraestrutura existente e garantiu amplas áreas de trabalho sem interferências com os elementos estruturais.

O ambiente da obra, com espaço limitado para armazenamento, exigiu um planeamento logístico preciso. A ULMA organizou o envio fracionado do material e garantiu um ritmo de montagem sustentado de um vão por semana. No total, foram instaladas 280 toneladas de andaimes multidirecionais BRIO, cumprindo os prazos estabelecidos e garantindo altos padrões de segurança em cada fase.

A solução técnica desenvolvida pela ULMA foi o resultado de um processo de colaboração constante entre as áreas de engenharia, logística e montagem, juntamente com a equipa da VSL. As reuniões técnicas permitiram adaptar a proposta às condicionantes do ambiente e da estrutura, obtendo uma geometria funcional do andaime, compatível com a infraestrutura existente e com as necessidades da futura intervenção.

A ULMA esteve à altura das boas experiências que tivemos no passado e certamente voltaremos a contar com ela para projetos futuros”, comentou Eduardo Vilaça, Diretor de Obra, VSL.

Neste vídeo do projeto, a solução de andaime oferecida pela ULMA pode ser vista na perfeição. Não perca!