Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Metodologia BIM: os benefícios da digitalização orientada ao cliente

2024-03-15
Nerea Conde, Gestora de Software de Aplicações Técnicas e BIM Corporate Manager: “BIM proporciona-nos uma visão global alargada e aumenta a capacidade de organização”.

Que vantagens oferece a metodologia BIM?

A principal vantagem é a de dispormos de um modelo virtual centralizado e com informação associada, tanto no referente às características e propriedades dos elementos que compõem o modelo, como às propriedades especifica do projeto, como a instalação e as fases de execução, entre outros.

Além de ajudar a organizar os projetos de uma maneira mais eficiente, esta informação pode ser explorada para os diferentes usos BIM requeridos por cada projeto. permitindo analisar cada um dos aspetos de um projeto de edificação, obra civil ou reabilitação, para lograr a máxima eficiência com o menor consumo de recursos. Por outro lado, a metodologia BIM  permite-nos realizar simulações do comportamento dos nossos sistemas de  cofragem e andaimes em situações reais de obra, o que nos permite prever antecipadamente possíveis situações de risco e conceber a solução mais segura e eficiente antes da execução do projeto. 

A estratégia da ULMA consiste em antecipar-se à atual procura do mercado, aplicando esta metodologia na maior parte dos nossos projetos. Dependendo das características de cada projeto, mesmo nos casos em que o cliente não o solicite, organizamos os projetos BIM definindo os aspetos a incluir no modelo, para podermos aproveitar depois ao máximo esta informação. Em projetos de grande envergadura, esta metodologia proporciona-nos uma visão global alargada e aumenta a nossa capacidade de organização do projeto. O facto de dispormos, por exemplo dos dados de tempo, permite-nos levar a cabo a calendarização e o planeamento dos materiais durante o transcurso da obra. Além disso, estamos capacitados para levar a cabo o planeamento BIM 4D, para proporcionar assim o melhor serviço ao cliente.

Em que momento do processo de implementação da metodologia BIM nos encontramos agora?

ULMA dispõe de um processo de standardização e definição dos procedimentos necessários para poder desenvolver os projetos BIM de uma forma homogénia e unificada. Por outro lado, dispomos dos recursos necessários para administrar os projetos com esta metodologia, identificando e analisando as necessidades do cliente. Neste processo de implementação, é fundamental a formação teórica e prática, tanto da equipa técnica como da equipa comercial de todas as nossas sedes e filiais..

Para isso, definimos um Plano de Execução BIM interno que da mesma forma que o de qualquer projeto de construção, recolhe a descrição geral do projeto, as estratégias, os objetivos e as ações orientadas a garantir o cumprimento dos compromissos adquiridos por cada participante. Desde ULMA fazemos um trabalho de conscientização sobre o uso e os benefícios que proporciona a metodologia de trabalho em um ambiente BIM aos diferentes projetos de construção.

Destacaria algum outro aspeto importante abordado na formação?

Um dos aspetos em que nos centramos na formação, por ser algo essencial, é o intercâmbio de informação com o cliente. A forma como o cliente recebe o estudo desenvolvido pela ULMA representa um grande salto qualitativo.

É também fundamental contar com os conhecimentos sobre a interoperabilidade BIM, possível graças à aplicação de um modelo de dados standard e aberto, como o IFC (Industry Foundation Classes), desenvolvido pela associação buildingSMART International e reconhecido pela Organização Internacional de Standardização (ISO), principais referentes em que nos baseamos para o desenvolvimento dos nossos standards internos.

Assim, podemos entregar o estudo ao cliente incluindo as vistas da solução de andaime e cofragem para a sua visualização em 3D mediante BIM360 com a introdução de um código QR na documentação. e também compartilhando o modelo para a sua integração num entorno colaborativo através do ficheiro .ifc com um formato universal, que permite criar modelos BIM através de fluxos de trabalho compatíveis, somando-nos assim à abordagem e à filosofia openBIM® promovidas pela associação buildingSmart.