Novos viadutos que transformam a mobilidade no Brasil
Um dos principais desafios foi construir viadutos com vãos de até 75 metros sem interromper o tráfego da Via Dutra, considerada a rodovia mais movimentada do Brasil. Este cenário exigiu soluções de cofragem, escoras e andaimes que combinassem segurança, precisão técnica e rapidez de execução
O sistema de carro de avanço CVS foi fundamental, pois permitiu a betonagem de aduelas de 5,25 metros totalmente em balanço, sem necessidade de apoios no solo. Esta solução garantiu a continuidade do tráfego e otimizou os tempos de execução em vãos de grande envergadura. Nos troços em que foi possível betonar in situ sobre a estrada, foram utilizadas treliças MK. Estas estruturas permitiram salvar vãos de até 30 metros apoiados em torres de cofragem MK em zonas acessíveis.
Da mesma forma, as cofragens verticais COMAIN, CLR e ENKOFORM VMK foram utilizadas nos pilares, nas alas e no tabuleiro dos viadutos, destacando-se pela sua versatilidade e pela qualidade dos acabamentos obtidos. Nos troços realizados com cofragem convencional, as escoras T-60 e MK garantiram uma montagem eficiente e segura. Para os acessos em altura, o andaime multidirecional BRIO proporcionou percursos confortáveis e seguros para os operários durante todas as fases do processo de construção.
Graças a estas soluções, a ULMA contribuiu para uma obra de grande complexidade técnica com sistemas que se destacam pela sua segurança, adaptabilidade a grandes vãos e capacidade de otimizar os tempos de execução, sem comprometer a qualidade estrutural final.
A construção dos novos viadutos na Via Dutra constitui um avanço estratégico na infraestrutura de transportes do Brasil, onde a inovação e a experiência da ULMA foram determinantes para o sucesso do projeto.
Deixe-se surpreender pelas imagens espetaculares deste projeto neste vídeo.