A ponte mais alta e longa da Finlândia
Projetada para durar dois séculos, será a via exclusiva para o transporte público, bicicletas e pedestres. O consórcio TYL Kruunusillat (YIT Oy & Kreate Oy) e a empresa TRB Rakennustoimisto Oy confiaram à ULMA a realização deste projeto.
As obras correspondentes ao pilar foram realizadas em duas fases.
O troço inicial em forma de “V” foi realizado com uma cofragem capaz de se adaptar a múltiplas geometrias, ENKOFORM HMK, apoiada num conjunto de escoras T-60. À medida que o pilar aumentava de altura, a cofragem foi adaptada às secções variáveis até atingir 31 m. Na segunda fase, a estrutura em forma de “A” foi realizada combinando os sistemas autotrepantes ATR e KSP com cofragem HMK e plataformas de trabalho que garantiram eficiência e segurança na construção.
Em cada um dos braços do pilar foram instaladas quatro plataformas ATR para as paredes exteriores e, no interior, plataformas KSP. Os sistemas foram concebidos tendo em conta a secção variável da estrutura. Antes de atingir o ponto de união, o conjunto do ATR foi modificado, transformando-se numa estrutura única até à coroação do pilar.
Aprecie as imagens espectaculares deste projeto neste vídeo.