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A ULMA participa na construção de uma estrutura fundamental do Projeto Hidroelétrico San Gabán III

2025-09-08
A construção da câmara de ar do Túnel San Gabán, parte essencial do Projeto Hidrelétrico San Gabán III, marcou um marco no âmbito da infraestrutura energética no sul do Peru. Esta central, localizada na região de Puno, procura aproveitar o caudal do rio para gerar energia limpa e renovável, reforçando assim o abastecimento elétrico nacional. Com uma capacidade instalada de 209,3 MW e uma produção estimada de 1,250 milhões de kWh anuais, a obra destaca-se não só pela sua envergadura, mas também pelas soluções técnicas em que a ULMA participou.

Um dos elementos-chave do projeto é a câmara de ar (Air Cushion Surge Chamber), concebida para estabilizar a pressão hidráulica do sistema. Executada pela empresa China International Water & Electric Corp (CWE), esta estrutura de betão armado com mais de 9 quilómetros de comprimento permite regular a pressão da água que circula a partir do túnel de condução. O projeto contempla um fenómeno hidráulico semelhante ao golpe de aríete. A água, ao entrar em alta velocidade, sobe dentro da câmara até atingir um volume que gera um impulso de retorno. Este efeito dissipa energia, reduz a pressão e facilita a queda vertical do fluxo para a etapa seguinte do processo hidroelétrico.

A câmara tem um comprimento de 92,40 metros e uma altura de 18,50 metros a partir do nível de apoio até a chave da abóbada, com paredes de 1,10 metros de espessura. A execução foi realizada em duas fases: primeiro, foram vertidos 70 centímetros de betão, deixando embutido um inserto metálico ao longo de todo o perímetro da secção e, posteriormente, foram concluídos os 40 centímetros restantes, até atingir a espessura total da parede.

Geometria do túnel:

  Parámetro Unidades
Hastial Espessura 1,10 m
Altura 11,60 m
Abóbada Espessura da laje 1,10 m ejecutada en dos fases:
  • 0,70 m (fase 01)
  • 0,40 m (fase 02)
Rádio interior 5,70 m (fase 02)
Rádio exterior 6,10 m (fase 02)

Para realizar a segunda fase da laje da câmara de ar, a ULMA forneceu um Carro Túnel MK, um sistema de cofragem especialmente concebido para obras civis de grande envergadura. Este equipamento, com um peso aproximado de 60 toneladas e equipado com dois eixos de rodas, acessos, plataformas de trabalho e corrimões de segurança, permitiu executar de forma eficiente a laje de 40 centímetros de espessura em troços de 6 metros.

O Carro de Cofragem MK para túneis é uma solução leve e móvel que integra o suporte e a cofragem numa única estrutura, otimizando a betonagem em túneis, estações subterrâneas, ligações e galerias hidráulicas. A sua rentabilidade baseia-se na utilização de componentes padrão reutilizáveis, o que reduz custos e facilita a logística. O design modular e simples do sistema permite ciclos de trabalho rápidos, manobras simples e transferências sem necessidade de desmontagem.

O sistema destaca-se pela sua versatilidade, uma vez que se adapta a diferentes geometrias, pressões e cargas, integrando painéis metálicos de 6 mm que garantem acabamentos de alta qualidade. Permite betonar a abóbada e os frontões separadamente, e ajustar a distância entre as secções para otimizar a capacidade de carga. Além disso, inclui janelas de inspeção, bocais e suporte para vibradores, com avanço manual ou hidráulico, conforme necessário. Neste projeto, a betonagem e a compactação foram realizadas com 24 vibradores distribuídos em três filas. O movimento do carro foi realizado através de dois guinchos de arrasto com capacidade de 3.200 kg cada um.

Com plataformas e acessos integrados que garantem segurança em altura, o Carro MK oferece uma solução integral que combina economia, flexibilidade e segurança na construção de túneis.

O processo de construção com o Carro Túnel MK foi realizado a um ritmo constante e em ciclos de trabalho de 48 horas por cada troço. Após o lançamento do betão, após um período de 12 horas, as tampas frontais eram desmontadas, tarefa que exigia entre 3 e 4 horas. 24 horas após a betonagem, o sistema era baixado através de 16 macacos hidráulicos de 20 toneladas, a cofragem interior era removida e o carro era transferido para a sua nova posição, operação concluída em 3 a 5 horas. Posteriormente, a cofragem era reinstalada e procedia-se a uma nova betonagem.

A obra foi adequada ao cronograma definido pelo cliente, cumprindo os prazos previstos e garantindo todos os padrões de qualidade e segurança.