Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

REVIT® Design: Cebú Cordova link expressway, solução técnica em 3D

2022-05-19
É um dos maiores projetos de infraestrutura realizados nas Filipinas. A ponte é composta por dois pilares octogonais, variáveis em todas as faces, e com 150 metros de altura.

Em obras deste porte e também com geometrias complexas, ter fácil acesso ao modelo 3D tem possibilitado a resolução rápida de problemas ou interferências antes e durante o processo de execução da obra. Qualquer alteração era atualizada diretamente no modelo digital, de modo que o fluxo de informações era contínuo e eficiente entre todos os participantes do projeto.

O projeto do pilar em REVIT foi essencial para realizar a aplicação de todos os sistemas ULMA, tendo em conta a complexidade da sua geometria: variável na secção octogonal, bem como nas diferentes fases de elevação. Na primeira, era um octógono regular com seção variável, mas nas duas fases seguintes a geometria, além de irregular, era variável nas 8 faces. Da mesma maneira, a cofragem teve de se adaptar aos furos dos cabos dos estais e a presença de uma cruz ornamental embutida no concreto.

Com esta ferramenta, ao longo de todo o eixo do pilar e para cada etapa, foi possível verificar que a solução técnica não teve interferência em nenhum momento e assim propor um dimensionamento adequado em cada fase. Assim, foram criadas duas soluções de cofragem e o Sistema Autotrepante ATR, uma para a Fase 1 e outra para as Fases 2 e 3, uma vez que a geometria mudou após a passagem do tabuleiro da ponte.

Pode baixar de maneira gratuita nosso add-in ULMA Studio para Revit®  e desenvolva seus projetos utilizando as famílias ULMA. Descubra todo nosso universo BIM!