Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

ULMA, um projeto empresarial sustentável

2023-09-13
De acordo com a primeira definição sobre a sustentabilidade publicada no Relatório Brundtland, “a sustentabilidade consiste no desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações para satisfazer as próprias”. Este relatório das Nações Unidas, intitulado “O nosso futuro comum”, foi elaborado em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Desde então, celebraram-se diferentes conferências e acordos internacionais, que avançaram no conceito de Sustentabilidade (Pacto Mundial das Nações Unidas, Pacto Verde Europeu...). A ULMA alinhou a sua estratégia com o cumprimento destes acordos.

A sustentabilidade implica uma conjunção de condutas, ações e disposições destinadas a garantir o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado do meio ambiente e o bem-estar social.

Um dos compromissos que conformam a filosofia e a missão da ULMA consiste precisamente em manter e consolidar um projeto empresarial atraente e sustentável, gerando riqueza e bem-estar para o entorno. A nossa forma de atuar cumpre o estabelecido pelos critérios ESG (Environmental, social and Governance) que incorporam fatores ambientais, sociais e de governança nos processos produtivos e na gestão empresarial.

Como fabricantes responsáveis e comprometidos com o meio ambiente, tanto o design dos nossos produtos como os processos produtivos para o seu fabrico estão certificados segundo a norma Ambiental Internacional ISO 14001.

O design dos nossos produtos inclui a premissa da durabilidade, para conseguir assim o maior grau de utilização do nosso extenso parque de materiais de aluguer.

Além disso, asseguramos uma alta taxa de reciclabilidade dos nossos produtos. Perto de 90% da matéria-prima que utilizamos para o fabrico das nossas cofragens, cimbres e andaimes, consiste em aço e alumínio reciclável. Quanto aos nossos tabuleiros e vigas de madeira, o alcance da certificação PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) da ULMA é aplicável à comercialização das vigas de madeira VM-20 e dos tabuleiros tricapa, enquanto o alcance da certificação FSC (Forest Stewardship Council) é aplicável à comercialização dos tabuleiros fenólicos Birch. Através destas Certificações da Cadeia de Custódia FSC e PEFC de ULMA, asseguramos a rastreabilidade da madeira, proveniente de bosques geridos de forma sustentável.

De acordo com a Regulação Europeia 2020/852 sobre Taxonomia Verde, uma das nossas atividades principais consiste na “Reparação, recondicionamento e re-manufatura” de produtos fornecidos aos clientes. Através destes processos e de outros processos logísticos, aplicando os princípios e as hierarquias de sustentabilidade, conseguimos manter um negócio totalmente alinhado com os objetivos de Taxonomia e a Economia Circular.

  • Alargar a vida útil dos nossos produtos
  • Aumentar a intensidade de uso do nosso parque de aluguer
  • Aumentar a reutilização dos nossos produtos
  • Reconverter os produtos que não se podem reutilizar noutros produtos
  • Reciclar ou valorizar os produtos que não se podem reutilizar

Tudo isto nos permite conseguir uma taxa de reutilização dos nossos produtos alugados próxima aos 98% e uma percentagem de reciclagem/valorização superior a 90% no final da vida útil dos produtos. Neste sentido as nossas instalações de Oñati e Ajofrín obtiveram o certificado do sistema de gestão de resíduos Resíduo Zero, concedido pela AENOR. Este certificado acredita uma valorização superior a 90% dos resíduos produzidos nas instalações da ULMA para a atividade de fabrico e reparação de estruturas metálicas para a construção. Concretamente, para o primeiro período alcançou-se uma valorização média de 94%, e de 97% para o nosso principal armazém regulador.

Por outro lado, a modelagem BIM incluída no estudo técnico de um número crescente dos projetos de construção em que participamos, permite-nos otimizar os recursos necessários para a construção de um edifício ou de uma infraestrutura, ao analisar e avaliar as diferentes situações ou simulações do projeto antes da sua execução.

Segundo o WorldWatch Institute, o setor da construção é responsável por 39% das emissões de dióxido de carbono relacionadas com a energia e os processos. Esta elevada percentagem deve-se às ações na obra, ao transporte e ao fabrico de materiais de construção, aspetos que na ULMA cuidamos até ao mais pequeno detalhe, contribuindo para a consecução do objetivo de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa. Neste sentido, em conformidade com a sua estratégia de sustentabilidade, a ULMA está a desenvolver medidas de diverso tipo para se aproximar o mais possível do “objetivo zero emissões”.

Somos conscientes de que a nossa responsabilidade e o nosso esforço fazem parte de um compromisso a nível mundial e de que cada passo dado contribui para apoiar, consolidar e consolidar este compromisso conjunto, para construir as bases de um planeta mais sustentável. Por isso, além de introduzir medidas que contribuam para lograr um impacto positivo no meio ambiente, desenvolvemos redes de colaboração e confiança com os nossos clientes, facilitando a utilização de métodos construtivos sustentáveis, como BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology) ou a edificação LEIAM (Leadership in Energy and Environmental Design). Projetos tão emblemáticos como os do grande centro comercial Mlociny, do Complexo EuroCentrum e da Torre Skyliner, em Varsóvia, na Polónia; a Torre Ichma, em Lima, no Peru, ou o World Trade Center de Utrecht nos Países Baixos, são apenas alguns exemplos.