Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Túnel variante EN-101 Ponte da Barca - Arcos de Valdévez, Portugal

Movimentação de cofragem sobre trilhos
Trata-se de um falso túnel de olho único (115 m de comprimento) na variante EN-101 Ponte da Barca - Arcos de Valdévez, en Portugal.

Descrição

Trata-se de um falso túnel de olho único (115 m de comprimento) na variante EN-101 Ponte da Barca - Arcos de Valdévez, en Portugal.

Solução ULMA

Foram utilizadas cofragens ENKOFORM H-120 e ENKOFORM V-100 em trechos de 12 m, exceto na primeira e última betonagem, que foi de 9,5 m.

O falso túnel foi executado em 2 fases de betonagem: laterais e cúpula.

A zona das laterais foi solucionada com a cofragem ENKOFORM V-100, formada por riostras metálicas e vigas. A forma das laterais se obteve com riostras curvas, enquanto a pressão de betão foi suportada por barras roscadas DW15. A riostra exterior se acopla ao betão e inclui um nível de plataformas de trabalho para trabalhos auxiliares de betonagem. A riostra interior também se acopla ao betão da contra cúpula e mantém sua rigidez com tensores. Paineis interiores e exteriores incluem níveis de plataformas de trabalho. O movimento de ambos se realiza com grua, através de ganchos de trepa. 

Para realizar a cúpula do falso túnel, a cofragem interior se apoia sobre um carro porta-cofragem, movimentado por trilhos. O carro é uma estrutura de Riostras MK, com plataformas de trabalho a vários níveis, com guarda corpos de 1,5 m e acessórios seguros.

Nas áreas da cúpula que requerem cofragem a duas faces, se utiliza uma cofragem exterior com grua, que se unirá a uma plataforma de trabalho formada por Consoles ORMA, para alinhar o pano exterior.