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Metrô RJ – Linha 4, Río de Janeiro, Brasil

Infraestruturas de transporte público no Brasil com a ULMA
Como objetivo de melhorar o transporte público para os jogos olímpicos de 2016, o governo investe no transporte público no com diversas obras, como o Metrô Linha 4.

Descrição

Com o objetivo de potencializar o crescimento do país, as autoridades brasileiras estão focando seus investimentos no setor de infraestruturas, mais betão nos sistema de transporte público urbano. Nas duas metrópoles mais populosas, São Paulo e Rio de Janeiro, a ULMA está presente nas respectivas obras do metrô.

A linha 4 unirá a conhecida área de Ipanema, ao sul, com a estação Jardim Oceânico, ao oeste. O projeto contempla em seus 16 km de transporte público que está previsto executar na cidade, assim como 6 estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah y Nossa Senhora da Paz, além da ampliação da  General Osório. Uma vez concluído, permitirá o deslocamento de mais de 300.000 passageiros por dia.

Solução ULMA

O objetivo do projeto consiste em projetar soluções que permitissem a reutilização das cofragens e escoramentos e que não precisem de um processo contínuo de montagem e desmontagem em cada utilização. Com o ENKOFORM VMK, Cofragem Modular ORMA, Mesa VR e a Prumo de alumínio ALUPROP, a economia de mão de obra e prazos de execução, tem sido realidade.

As muros laterais de uma face de 5,7m foram realizadas com a Cofragem Modular ORMA e treliças que foram transportadas com os carros a cada nova utilização sem a necessidade de ser desmontadas. Por razões de execução, foram divididos em duas fases, a primeira com treliças SMK e a segunda com consoles trepantes de uma face SBF.

Além de manter a máxima rotatividade dos sistemas, os pilares centrais do túnel com mais de 5,5m de altura deveriam ser executados em somente uma betonagem com um perfeito acabamento. ENKOFORM VMK cumpriu todos os requisitos solicitados.

Para a laje foi utilizado Mesas VR com prumos ALUPROP. Esta solução agregou produtividade, ao permitir seu transporte horizontal com o Carro lateral VR, sem a necessidade de desmontar o módulo de 3 x 3 m de superfície e 5,5 m de altura.

Os sistemas da ULMA mostraram sua praticidade e simplicidade de montagem, ótimas qualidades de acabamento e agilidade no transporte.