Nova Ponte Pattullo no Canadá
O projeto de substituição da ponte de Pattullo, atualmente em construção, manterá esta conexão chave entre as cidades de New Westminster e Surrey. Além de faixas para a circulação de veículos, a nova ponte disporá também de faixas para a circulação de peões e ciclistas de ambos os lados da ponte, separadas do tráfego por uma barreira.
ULMA participa neste projeto com o fornecimento dos seguintes sistemas de cofragem: Treliças MK especiais, ENKOFORM HMK, e Mesas VR.
Treliças MK:
- Duas vigas transversais de concreto in situ conectam os pilonos da ponte Pattullo nas cotas de +39 m e +107 m.
- A viga transversal inferior mede 7,00 m de largura, 5,50 m de altura e 31,00 m de comprimento.
- A viga transversal superior tem 5,50 m de largura, 6,50 m de altura e 28,00 m de comprimento.
- Para suportar e transferir aos pilonos as cargas extremas, concebeu-se uma treliça MK especial.
- A maior parte dos elementos utilizados no desenho fazem parte dos elementos standard do Sistema MK, que podem ser reutilizados em futuras aplicações de cofragem.
ENKOFORM HMK:
- Para a primeira e segunda fase de betonagem, a cofragem da laje inferior e o muro exterior das vigas transversais foram concebidos para serem montados como uma só unidade no solo e içados até à sua localização na Treliça MK.
- Ao tratar-se de um sistema de cofragem em bloco, não é necessário um ajuste contínuo, eliminando assim os riscos de segurança relacionados com o trabalho em altura.
- As vigas MK-120 que criam a Treliça MK são reutilizadas para formar a cofragem de vigas de madeira VM-20 com madeira compensada.
Mesas VR:
- Para a última fase da betonagem, as Mesas VR foram concebidas para a cofragem da laje superior das vigas transversais.
- A montagem realiza-se no solo e eleva-se até à sua localização, sem necessidade de realizar ajustes posteriores.
- A escora de alumínio ALUPROP proporciona um espaço de trabalho adequado numa área reduzida debaixo da cofragem, ao ter menos componentes que os sistemas de escoramento habituais.
O projeto realizar-se-á em quatro fases:
- Fase 1: montagem de treliças MK e cofragem para a viga transversal inferior a uma cota de +39,00 m.
- Fase 2: desmontagem e descida de forma conjunta das treliças MK e da cofragem da viga transversal inferior mediante cilindros de cabos.
- Fase 3: montagem da treliça MK e cofragem para viga transversal superior a uma cota de +107,00 m.
- Fase 4: desmontagem e descida do conjunto das treliças MK e cofragem da viga transversal superior com cilindros de cabos.