Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Soluções de cofragem, escoramento e andaimes ULMA para a construção do edifício Vicuña Mackenna 20 no Chile

2023-06-01
O projeto Vicuña Mackenna 20 é uma iniciativa de grande envergadura impulsionada pela Universidade do Chile que consta de um edifício, localizado ao lado da Plaza Italia e que no futuro abrigará a Facultad de Gobierno, o Instituto de Estudios Internacionales e o Centro de Extensión Artística y Cultural (CEAC).

Um espaço onde vão coabitar, entre outras disciplinas, a Orquestra Sinfónica Nacional, com os seus mais de 80 anos de história, o Ballet Nacional do Chile ou o Coro Sinfónico, partilhando espaço com outras unidades académicas e organizações da universidade.

O edifício Vicuña Mackenna 20 terá mais de 32000m², oito andares e cinco subterrâneos, além de contemplar mais de 1500 metros de pátios interiores, salas de concerto, sala de dança e salas de ensaio para orquestra sinfónica do Chile. 

Para a execução das paredes e pilares, foram escolhidos sistemas robustos de cofragem vertical capazes de suportar elevadas pressões de betonagem, tais como cofragem modular ORMA que se destaca pelo seu elevado desempenho no local, juntamente com cofragem modular leve NEVI que tem sido a solução mais adequada para resolver as geometrias mais complexas deste projeto de construção. Enquanto para a execução de lajes o sistema escolhido foi o de cofragem de laje com vigas metálicas BTM, um sistema simples, prático e eficaz, que com poucos componentes pode facilmente adaptar-se a qualquer distribuição.

Dada a grande versatilidade que oferece para se adaptar e permitir múltiplas configurações, o cimbre BRIO, os escoramentos formados pela junção dos prumos de alumínio ALUPROP com armações de reforço e os cimbre T-60 foram os sistemas escolhidos para escoramento em alturas de até 2m e lajes de cinco andares, chegando a atingir alturas de até 30m.

Todo o processo de construção é desenvolvido de acordo com critérios de segurança muito exigentes utilizando diferentes sistemas tais como grades de segurança e redes de segurança. Este tão esperado projeto terá um impacto muito favorável na vida cultural e social do país, além de contribuir para a reativação económica e impactar o plano de recuperação de espaços públicos no ambiente central da capital.