Soluções de engenharia para o primeiro comboio ferroviário de cabo suspenso do México
No Troço V, o trabalho apresentou desafios técnicos significativos devido à presença de solo cársico. Para ultrapassar estas condições geológicas, foram concebidos 42,1 quilómetros de via elevada e 25,6 quilómetros em terrapleno. Um dos destaques do troço é uma ponte estaiada de 266 metros, concebida para preservar a gruta Garra del Jaguar, em Tulum. Esta estrutura é apoiada em dois eixos principais, cada um constituído por um par de pilares de 33,40 metros de altura, ligados por uma viga de ligação com 17,50 metros de comprimento. Esta configuração estrutural assegurou a estabilidade da ponte e permitiu proteger o ambiente natural sem interferências.
A ULMA apresentou uma solução integral de engenharia para a execução destes elementos. Os painéis ENKOFORM V-100 foram utilizados nas estacas, juntamente com os suportes trepantes CR-250, e assim foi possível avançar em fases de betonagem de 3,70 metros. Uma característica especial do projeto foi a integração de janelas no betão para permitir a passagem de tubos para o posterior tensionamento do sistema de cabos suspensos. Para a execução da viga de amarração, foram utilizadas consolas resistentes MK e perfis DIPE, ancorados diretamente nos pilares, o que permitiu cobrir um vão de 17,50 metros a uma altura até 28 metros, sem necessidade de apoio no solo. Como solução de cofragem segura e eficiente, foi proposta uma combinação de ENKOFORM H-120 e painéis modulares ORMA para a base e os lados da viga. Para facilitar o acesso seguro às consolas e às áreas de trabalho durante o tensionamento, foram instaladas escadas BRIO com 33 metros de altura. A ULMA forneceu estes sistemas como parte de uma solução global, com propostas práticas e eficazes orientadas para a otimização do fluxo de trabalho.
A proposta técnica da ULMA baseou-se numa análise detalhada das cargas, considerando condições de vento até 130 km/h. Para a conceção do sistema, a equipa de engenharia utilizou ferramentas digitais, como Dyamons e Revit, para gerar modelos tridimensionais que otimizaram o planeamento e a execução de cada pormenor de construção. A experiência acumulada da ULMA em grandes projetos de pontes e viadutos foi decisiva para garantir uma execução eficiente, com uma coordenação fluida com o cliente, logística ajustada ao calendário do projeto e apoio técnico contínuo no local. Esta intervenção contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de uma infraestrutura chave para o país.
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