Tecnologia de construção aplicada a grandes empreendimentos residenciais
Localizado numa zona estratégica, perto do mar e a poucos quilómetros da capital italiana, o projeto visa transformar e revitalizar uma zona costeira anteriormente abandonada e degradada. Com uma superfície de mais de 75 000 m², o plano prevê a construção de 14 edifícios de três e quatro andares, bem como de moradias em banda, num total de cerca de 470 unidades residenciais. Serão também incluídos espaços comerciais para oferecer serviços locais aos residentes.
A estrutura do complexo baseia-se em soluções de betão armado, com lajes de piso unidireccionais de vigas e abobadilhas realizadas no local, bem como fundações profundas. No total, foram construídas mais de 1600 estacas de fundação com um diâmetro de 800 mm, e comprimentos que variam entre 12 e 24 metros.
Para este projeto, a ULMA forneceu diferentes sistemas de cofragem, tanto para elementos verticais como para lajes: o sistema de cofragem modular ORMA para vigas, pilares e paredes; e o sistema CC-4 para lajes. A sua leveza, juntamente com a facilidade e rapidez de montagem, tornaram-nos a solução ideal para responder às exigências do projeto, facilitando a sua utilização mesmo por operadores menos experientes.
Um dos maiores desafios do projeto foi a gestão do volume de material necessário, uma vez que a construção simultânea de 14 edifícios e 22 moradias geminadas exigiu uma grande quantidade de equipamento de cofragem. A experiência da ULMA em projectos de grande envergadura foi fundamental para enfrentar este desafio, já que conseguiu fornecer cerca de 6.500 m² de cofragem. Além disso, prestou um apoio eficaz tanto na conceção como na logística do projeto, assegurando a disponibilidade do material e a pontualidade dos envios.
Desfrute das imagens espectaculares deste projeto neste vídeo.