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Viaduto com 800 metros de comprimento apoiado em 19 pilares e um arco

2024-05-16
O viaduto dos Pardais está integrado na nova linha ferroviária de alta velocidade Elvas-Évora, que irá ligar a Linha de Leste, perto de Elvas à estação de Évora. Um importante projeto que irá ligar todas as linhas do Corredor Internacional Sul, desde o porto de Sines até Espanha.

De mãos dadas com a ConstruGomes nesta terceira etapa, sendo a mais longa das 3 etapas realizadas pela ULMA, neste projecto.

O viaduto com 800 metros de comprimento é composto por um tabuleiro apoiado em 19 pilares e um arco de 140 metros de comprimento e 38 metros de altura. O arco é de secção variável; iniciando com uma secção com largura de 5 metros nos primeiros vãos até aos 3 metros, mantendo depois uma secção constante em todo o seu comprimento. Neste projeto foram utilizados diversos sistemas de cofragem e de escoramento; cofragem ENKOFORM H-120,  cimbre de grande capacidade T-500 e as Treliças H-33  para realizar os vãos entre as torres de cimbre T-500. As torres têm dupla função, tanto de apoio à própria cofragem durante a execução assim como para o apoio do arco durante fase a betonagem final.

“A parte mais complexa da construção deste viaduto foi, sem dúvida, o arco. Devido ao seu processo construtivo, adaptamos o sistema de torre T-500, de grande capacidade, com treliças H 33 que permitem realizar grandes vãos. Desta forma, as torres foram posicionadas nos locais ideais para colocar macacos hidráulicos, de modo a que fosse possível corrigir as alturas/geometria dos dois semi-arcos. Por fim, fizemos uma viga central onde o arco foi tensionado e comprimido para que se possa travá-lo sem problemas de introdução de cargas imprevistas”, comenta Nuno Filipe, Diretor de Obra da Construgomes Engenharia.

A ULMA não só tem presença comercial nesta obra, mas também presença de engenharia, por isso teve que adaptar todo o seu sistema às necessidades da fase de construção. Portanto, houve um diálogo total e uma colaboração quase diária entre a direção da obra e toda a equipa técnica.

Os projetos da ULMA incluem soluções otimizadas tanto para acessos como para plataformas de trabalho, para que o trabalho possa ser realizado de forma segura e rentável. A ULMA oferece sistemas de cofragem claramente versáteis e otimizados para qualquer estrutura de ponte.

Conheça mais detalhes do projeto e o testemunho do cliente neste vídeo