Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Reutilização do material ao máximo e redução do prazo de execução do viaduto de Zumelegi

2023-06-30
O viaduto de Zumelegi faz parte da plataforma de alta velocidade que conectará as três principais cidades do País Basco. Conhecida como “Y Basca” pela sua geometria, esta plataforma terá três ramificações e um nó central de ligação situado neste mesmo ponto. No desenho do projeto de Zumelegi priorizou-se a reutilização do material e a redução do prazo de execução.

A estrutura, de 481 m de comprimento, é composta por 7 vãos, cuja distribuição permitiu a construção simultânea de uma estrada sem interferir na circulação do trânsito.  

O tabuleiro conta com duas zonas de canto constante, junto aos estribos, e uma secção central com canto variável, que determinaram o método construtivo em cada caso. O cimbre em pórtico solucionou as áreas dos estribos com uma combinação de cofragem T-500 e OC, 6 pares de treliças H-33 de 17,7 m de comprimento e cofragem ENKOFORM H-120, com panos de diversas medidas e inclinações que reproduzem a secção do tabuleiro. 

No desenho do projeto priorizou-se a reutilização do material ao máximo e a redução do prazo de execução. Assim após cada betonagem, o cimbre e a cofragem trasladaram-se para a seguinte posição, enquanto o tabuleiro ficava apeado com uma só torre.

Por outro lado, a secção entre os pilares 2 e 5, de onde partem as aduelas 0, foi executada com a metodologia de sacadas sucessivas.

Os 6 pilares que compõem o viaduto alcançam uma altura máxima de 71 m, pelo que a segurança e o rendimento foram critérios fundamentais ao selecionar os equipamentos. O sistema autotrepante ATR e os panos de cofragem ENKOFORM V-100 conformaram um conjunto fechado perimetralmente, que se elevou de forma hidráulica e autónoma, sem depender do guindaste, adaptando-se à mudança de geometria de cada secção. Os dois conjuntos de cofragem interior apoiaram-se sobre plataformas telescópicas KSP para absorver as variações da geometria do pilar.

O ciclo de betonagem consistiu em secções de 5 m cada 3 dias.

Os pilares 2-3-4-5 em que assentam as aduelas 0 constituem o início da construção do tabuleiro utilizando o sistema de sacadas sucessivas. A principal diferença entre eles é o canto. As aduelas dos pilares 2 e 5 têm um canto de 6,5 m e uma altura de 12 m, enquanto as dos pilares 3 e 4 têm um canto de 7 m e 12 m de altura. A cofragem ENKOFORM H-120 em cada uma das 3 fases de betonagem da aduela 0 adaptou-se às diferentes geometrias e inclinações. Para a sua montagem criaram-se janelas de apoio nos pilares, onde o conjunto de consolas G transmitiu todas as cargas ao pilar.

Solução ULMA:

  • Comprimento da ponte: 481 m
  • Altura máxima dos pilares: 71 m
  • Aduelas 0 (Pilares 2-5): 12 m x 6,5 m
  • Aduelas 0 (Pilares 3-4): 12 m x 7 m

Conheça mais detalhes do projeto e o testemunho do cliente neste vídeo